domingo, 3 de janeiro de 2016

Como cuidas do teu cabelo?

É frequente termos queixas do nosso cabelo ou ouvirmos das nossas amigas que o cabelo está assim ou assado.
"O meu cabelo é tão fininho, parte todo", "tenho o cabelo super oleoso", "acabei de cortar o cabelo e as pontas espigadas parece que ainda estão aqui", "o meu cabelo não tem volume"....
Quem nunca ouviu ou teve alguma das queixas acima? E se eu vos disser que a maioria dos problemas capilares mais frequentes são facilmente resolvidos apenas com o uso de produtos adequados ao tipo de cabelo?
Já sabem que vos conto tudo e neste post vou vos contar quais os princípios básicos que quando aplicados vão mudar radicalmente a saúde do teu cabelo:
  • O shampoo deve ser escolhido pelo teu tipo de raiz:
Tens o cabelo oleoso mas as pontas secas e espigadas? Isso pode simplesmente ser o resultado de durante muito tempo utilizares produtos para cabelos oleosos. Ao limpar a raiz, e se lavas o cabelo com o shampoo até às pontas, naturalmente vais secar demasiado as pontas que até seriam pontas normais. Solução? Shampoo para cabelos oleosos (lavando apenas o couro cabeludo e com as pontas dos dedos, sem trazer shampoo para as pontas), condicionador para cabelos normais (sempra aplicado no máximo a 2 dedos das pontas). 1 vez por semana utiliza um sérum para pontas espigadas durante 8 semanas.
Tens o cabelo ondulado mas sentes que ele fica demasiado pesado, mole, sem volume? Mais uma vez, podes não estar a usar os produtos adequados. Ao utilizares produtos para cabelos ondulados podes estar a dar demasiada hidratação ao teu cabelo, o que o torna pesado. Solução: analisa a tua raiz: o cabelo nasce já ondulado? Neste caso deves usar shampoo e condicionador; caso o cabelo seja liso no 1º comprimento da raiz e depois comece a ondular, usa apenas o condicionador para cabelos ondulados e o shampoo para o teu tipo de raiz (normal, fina, oleosa, seca, etc). A maioria das vezes o cabelo é liso na raiz e começa depois a encaracolar ou ondular, ao utilizar produtos para cabelos ondulados, estes irão pesar o cabelo pois têm uma hidratação maior.
  • O condicionador deve ser escolhido pelo tipo de ponta que o cabelo tem:
As pontas são secas? São finas, oleosas, tens o cabelo pintado? Utiliza o condicionador mediante o que as pontas precisam e tem o cuidado de aplicar o condicionador apenas a 2 ou 3 dedos acima da raiz (conforme o comprimento do cabelo).
O condicionador serve para fechar a cutícula depois do shampoo, e assim manter a eficácia do shampoo no fio. E sim, mesmo os cabelos oleosos da raiz às pontas necessitam de condicionador!
  • A lavagem deve ser tão frequente quanto o cabelo necessite: 
Esquece esse mito de que devemos lavar o cabelo o menor número de vezes possível! 
Lavagens frequentes não causam queda de cabelo: deves evitar dormir de cabelo molhado; nem tornam o cabelo mais oleoso: não deves esfregar o cabelo com as unhas ou de forma agressiva aquando da lavagem.
  • Escova o cabelo apenas quando necessário e de preferência com escovas tipo Tangle Teezer ou Wet Brush, que não partem os fios. Se tens o cabelo encaracolado apenas deves penteá-los quando o lavas e ainda molhados.
  • Quando aplicares a máscara, deve sempre ser antes do condicionador e não depois. Como já referi, o condicionador fecha a cutícula e deve ser o último passo.
  • Os produtos de styling devem ser escolhidos pelo que pretendes para o teu cabelo
ondular, modelar, alisar, dar volume, etc. Não existem shampoos que dêem volume ao cabelo, é uma ilusão! existe sim, shampoos e outros produtos que tornam a fibra capilar mais densa, e logo como uma aparência de maior volume pelo que se tens problemas de cabelos finos e sem volume deves usar uma gama densificadora para o cuidado do cabelo e produtos de styling para lhe dar volume.
  • Usa sempre proteção de calor antes de secares o cabelo, alisares ou mesmo ir à praia.
  • Séruns são os vossos melhores amigos! 
  • Experimenta uma nova forma de lavar o cabelo. vê como aqui
  • Se prenderes o teu cabelo, certifica-te que o fazes com elásticos que não partem os fios, tipo Invisibobble.
Espero que este post vos ajude! Deixei o linkados os produtos que costumo usar, no entanto, tal como já referi, os produtos que aconselho são pela minha experiência na utilização dos mesmos e não publicidade.
Dêem o vosso feedback, partilhem os resultados dos vossos cabelos com estas dicas ;)



Sem comentários:

Enviar um comentário